Como decorar o quarto de uma criança?

2015-10-26

 

Todos os pais sabem que os filhos crescem muito depressa e que mudam de gosto da noite para o dia. Como fazer para que o seu quarto se adapte de forma rápida e económica a essas mudanças? São fundamentalmente três cuidados a ter:

1. Na organização do espaço 
A organização do espaço, isto é, a gestão das dimensões do quarto, deve ser pensada em função de diferentes usos. O ideal é criar um quarto multifuncional, isto é, com zona de brincar, zona para estudar, zona de leitura, etc. Essas zonas devem ser delimitadas com o mobiliário ou com materiais/divisórias amovíveis, de modo a que essas zonas possam ser redefinidas, de forma rápida e económica, em função de novas necessidades. 

2. Na escolha de materiais e mobiliário
O primeiro cuidado a ter na escolha dos materiais e mobiliário prende-se com as questões de segurança. É importante conhecer as caraterísticas dos materiais, de modo a utilizar materiais e mobiliário que não coloque em risco a segurança das crianças. 
Outro cuidado a ter prende-se com as caraterísticas ergonómica do mobiliário, especialmente da área de estudo, de modo a que seja adequado às condições físicas da criança ou do adolescente. O mobiliário deve ser adaptado ao utilizador e à natureza da atividade desenvolvida, de modo a evitar problemas músculo-esqueléticos, visuais e circulatórios que podem resultar de condições físicas/materiais inadequadas.
A escolha de mobiliário simples e funcional adapta-se mais fácil e rapidamente tanto aos gostos de uma criança, como aos de um adolescente. Por exemplo, as estantes podem ser pintadas e os brinquedos podem dar lugar aos livros.

3. Na criação do ambiente
Uma vez definidas as áreas em função dos usos, escolhidos os materiais e o mobiliário adequado, todo o ambiente do quarto pode ser criado e recriado, rapidamente de forma económica, com resultados fantásticos, recorrendo ao uso criativo da pintura, e/ou do papel de parede e à iluminação, completando-o com outros decorativos como a mudança das cortinas, dos quadros ou fotografias.

Consulte-nos ou visite o site: www.espacofa.pt