Faça da sua sala de estar a sua galeria de arte

As salas de estar são espaços de lazer, de entretimento e de convívio com a família e os amigos. É, por isso, importante que a sala de estar apresente um estilo estético personalizado e adequado à sua funcionalidade. Um bom projeto de uma sala de estar deve integrar a sua utilidade, as necessidades e interesses de quem a habita, o espaço disponível, a disposição do mobiliário e a decoração que deve ser sempre única e diferenciadora.

Assim, para os amantes da arte as salas de estar podem apresentar-se como um espaço de inspiração e de história da arte. É possível tornar uma sala de estar numa pequena galeria pessoal, conservando toda a funcionalidade e conforto, optando por peças ideais de forma a organizar uma pequena galeria em casa que pode ser facilitada com o recurso a um arquiteto ou designer de interiores, dado que requer uma conceção e organização do mobiliário, que facilite a circulação e a apreciação das peças e da decoração. Uma excelente estratégia passa por misturar diferentes tamanhos e estilos, garantindo alguma diversidade que suscite curiosidade e interesse.

Embora a diversidade possa ser benéfica, é necessário optar pela diversidade certa, no sentido de manter uma paleta de cores consistente e equilibrada. É, também, muito importante não sobrecarregar os espaços. Se a sala não for muito ampla, convém ter em atenção o número de artigos expostos de forma a não cair no erro de aproximar o estilo da sala a um showroom. Os espaços livres e de distanciamento entre as peças e o mobiliário devem de ser bem equacionados, de modo a conferir destaque às peças, bem como salvaguardar o conforto e a fácil circulação. Combinar diferentes perspetivas e focos de luz, integrando a luz natural, com as várias fontes de luz artificial, que podem ser instaladas nos tetos, nas paredes, nos chãos e em diversos acessórios, constitui também um recurso para conferir ao espaço um toque artístico único.

 

webgrafia: