Um Bom Projeto Começa Com Uma Boa Conversa.

É na primeira reunião que se dá o primeiro contato entre o cliente e a equipa de projetistas. Não se deve definir totalmente, neste primeiro encontro, aquilo que será a encomenda. Muito pelo contrário, deve-se deixar que o programa esteja aberto à discussão, para que, à medida que o projecto cresce, a equipa de projetistas o trabalhe e o desenvolva.

Deve-se dar a importância às reuniões com os clientes, desenvolvendo as conversas com materiais e recursos bem trabalhados de maneira a que se esclareçam aspetos importantes como o tipo de uso pretendido, a definição espacial e outros parâmetros próprios do projeto que entretanto vão surgindo. 

O nosso papel é o de criar uma plataforma onde esta relação cliente-projetista possa existir e prosperar. Para isso, é preciso que ambos os lados tenham a sensibilidade necessária para reconhecer as dificuldades um do outro.

O arquiteto tem que dar tempo suficiente ao cliente para que este entenda o que os seus desenhos representam em termos de espaço e escala. Uma simples maqueta ou um modelo 3D podem ajudar.

O cliente precisa de transmitir com convicção à equipa de projetistas as dinâmicas que moldam a sua organização e quais os factores que o fazem tomar decisões. Isto inclui dar espaço aos sócios e aos colaboradores na discussão do projeto. É preciso considerar o tempo necessário para estas deliberações entrarem no processo de projeto. Por exemplo, é desaconselhável que um arquiteto pressione um cliente a aprovar um determinado desenho na semana seguinte com um intuito de evitar atrasos quando o cliente não compreende todas as implicações de uma aprovação.

Os clientes também devem comunicar aqueles que são os seus maiores riscos para o empreendimento de maneira a que, no decorrer do projeto, estes sejam do conhecimento de todos e se tornem num fator sempre presente nas reuniões, nas conversas entre cliente e arquiteto, e na comunicação entre a equipa de projeto e a equipa de construção. Ao mesmo tempo é importante que a proposta de projeto seja bem comunicada. Um projeto de arquitetura é sempre necessário, nunca é uma opção dispensável.


artigo acedido a 06/09/2017, em:
https://malcolmreading.co.uk/what-we-do/advice/good_design_starts_with_good_conversation

 

Imagem acedida a 06/09/2017, em:
https://br.pinterest.com/pin/350858627198927666/