Como escolher as cores das paredes da sala?
A escolha das cores de qualquer divisão da casa é uma tarefa que vem, muitas vezes, acompanhada de alguma ansiedade e de uma pontinha de stress, devido à incerteza sobre se o efeito da cor será o desejado. A cor dos espaços é um aspeto muito importante a considerar, pelo impacto que assume ao nível emocional e social dos indivíduos. As cores têm o “poder” de estimular estados emocionais, transmitir sensações e influenciar predisposições.
É importante escolher a cor adequada para cada espaço da casa, mas a sala por representar o espaço onde as pessoas tendem a passar mais do seu tempo, assume um valor acrescido. Para escolher as cores ideais para a sua sala de estar deve ter em consideração não apenas quais são as cores da sua preferência, mas também todo o enquadramento do espaço, onde estão incluídos os móveis, os acessórios, a iluminação, os pavimentos e tetos, os acessórios e a decoração. Para conseguir um resultado notável, deve procurar alcançar uma harmonia e uma complementaridade entre as cores das paredes e as cores e os estilos de todos os objetos que compõem e decoram a sala. Atualmente, no momento da escolha das cores das salas de estar, assiste-se muito à eleição de uma cor de destaque para uma das paredes, mantendo as restantes com cores menos marcantes.
As dimensões dos objetos e dos espaços também são um dos aspetos a ter em conta. A título de exemplo, se a sala for de pequenas dimensões, uma das estratégias a adotar poderá passar por apostar nas cores mais claras, com o complemento de longos espelhos verticais. Já para salas demasiado amplas, uma técnica que ajuda a transmitir uma sensação de encurtamento do espaço passa por pintar as paredes mais curtas com tons mais escuros e as paredes maiores com tons mais claros. Também podemos “jogar” com as cores dos tetos, de modo a transmitir uma perceção de maior ou menor altura. Normalmente utilizam-se cores claras para pintar os tetos, conferindo uma impressão de maior altura. Porém, se as paredes forem muito altas e se pretender dar uma impressão de menor altura, a solução poderá passar pela escolha de cores mais escuras, o que em determinados ambientes também ajuda a fomentar uma sensação de maior aconchego.
Se pretender destacar um determinado objecto colocado na parede, como um quadro, a escolha da cor da parede deverá contrastar com a cor do objeto. Já se, por outro lado, o interesse passar por manter um objeto o mais discreto possível, a escolha da cor da parede deverá aproximar-se da cor do objeto.
As cores das paredes devem ser escolhidas em função dos ambientes que se pretende criar, sejam eles mais estimulantes ou mais aconchegantes, diferentes cores desencadeiam sensações diferentes numa pessoa, mas a mesma cor também pode desencadear sensações diferentes em diferentes pessoas. Desta forma, o impacto que a cor terá nas pessoas que residem ou frequentam regularmente os espaços em causa deve, também, ser tida em consideração.
Webgrafia:
- American Psychological Association: http://www.apa.org/pubs/index.aspx
- Busko, D. (2014). Como Escolher a Cor Certa para Parede. Disponível em http://www.dicasdemulher.com.br/como-escolher-a-cor-certa-para-parede/
- Tintas e Pintura (n.d.). Como Escolher uma Cor. Disponível em http://www.tintasepintura.pt/como-escolher-uma-cor/
- Rodrigues, E. (2008). Cores das Paredes. Disponível em http://www.modernidademoveis.com/blog/2008/06/14/cores-das-paredes/